Notícias

Reunião na ACESAJ discute Logística Reversa em Santo Antônio de Jesus

15/09/2017 12:02

As empresas precisam ter mais responsabilidade quanto ao ciclo de vida dos produtos, adotando uma postura consciente sobre os resíduos produzidos dentro da cadeia de consumo. Desta forma, as corporações devem adotar práticas para assumir o retorno de seus produtos descartados, viabilizando sua destinação apropriada ao fim de seu ciclo de vida útil.

É nesse contexto que entra a Logística Reversa - Lei 12.305, aprovada desde 2010, que apesar de associada principalmente ao conceito de sustentabilidade, apresenta benefícios importantes ao empreendimento e a marca, uma vez que cria uma identidade ecologicamente correta.

Desde agosto de 2017, o Ministério Público vem reafirmando, junto às empresas de Santo Antônio de Jesus a necessidade de atenção aos procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. Para isto, conta com o apoio das Entidades Empresariais, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e SEBRAE.

Na primeira reunião com o Promotor, Dr. Julimar Barreto, no dia 22 de agosto, cerca de 12 empresas participaram de uma reunião nas Entidades Empresarias, com o intuito de conhecer a Logística Reversa e se alinhar as normas da legislação em vigor.

Entendo a necessidade de maiores esclarecimentos e considerando o fato de que o Ministério Público está notificando diversas empresas da cidade pelo descumprimento da referida Lei, as Entidades Empresariais convidaram cerca de 25 empreendimentos de Santo Antônio de Jesus que possuem uma grande venda/distribuição de resíduos sólidos, em especial, lâmpadas e baterias, a participar de mais uma reunião que foi realizada nesta última quarta-feira (13/09), onde estiveram presentes o MP, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o SEBRAE e representantes de empresas da cidade.

A reunião teve como objetivo discutir alternativas viáveis para resolução da problemática, de forma que as empresas possam se alinhar as normas, bem como mobilizar a sociedade ao descarte correto dos itens citados acima, visto que pouco ainda se conhece sobre importância da Logística Reversa para o município. Vale salientar que algumas empresas que se fizeram presentes já fazem a coleta desses resíduos, a dificuldade ainda está na arrecadação pelos fornecedores ou cooperativa habilitada para tal.

Ficou acertado que uma próxima reunião acontecerá no dia 27 de setembro, nas Entidades Empresariais, onde o Ministério Público irá notificar os fornecedores das empresas, afim de que façam parte também do processo, além de convidar mais empresas, a COPA Ambiental e instituições ambientais.

As Entidades Empresariais defendem discussões que tem como pauta o desenvolvimento sustentável e acreditam que as empresas precisam se adequar e acompanhar tais demandas para continuar oferecendo um serviço de qualidade para seus consumidores e atendendo a lei.

Este é um processo que divide a responsabilidade de adequação de resíduos com fornecedores, empresas, consumidor, poder público e instituições em geral, de forma a encontrar formas de destinação correta para esses descartes. Nesse contexto, todos têm a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação ambiental apropriada de determinados produtos.

Postado por Comunicação

Link

Últimas noticias

Congresso derruba veto do Refis das PMEs e libera parcelamento de dívida tributária do Simples

Micro e pequenas empresas terão descontos e até 175 meses para quitar impostos federais atrasados; Sebrae estima que 600 mil empresas serão beneficiadas.

mais informações
DÚVIDAS SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO CDC NO COMÉRCIO - LEI 12.291/2010

O Código de Defesa do Consumidor, aprovado em 1990, estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social

mais informações
REUNIÃO DE DIRETORIA INOVA E REALIZA ENCONTRO ITINERANTE PARA DIRETORES E CONVIDADOS

Boa música, acompanhado de um lindo pôr-do-sol, a leveza e união das garças que fazem abrigo no píer do condomínio, marcaram início da reunião de diretoria das Entidades Empresariais.

mais informações
O SUCESSO NAS VENDAS DEPENDE DE BOM ATENDIMENTO

Pensando nisto, as Entidades Empresariais em parceria com o SEBRAE, SENAC, SESC e FACEMP se reuniram para elaboração de projeto de atendimento para o comércio de Santo Antônio de Jesus.

mais informações
Entidades Empresariais e Banco Central do Brasil se reúnem para discutir circulação de moedas no município

Na manhã desta última quinta-feira (22/03), estiveram presentes nas Entidades Empresariais os representantes do Banco Central do Brasil, o Sr. Victor Meira Ribeiro e o Sr....

mais informações
Em fase de licitação das barracas da Praça Padre Mateus, Entidades Empresariais reafirmam a importância do veto de bebida alcoólica na Praça

O Brasil, tal como os demais países emergentes, apresenta deficiências estruturais que emergem das fragilidades da gestão de políticas públicas....

mais informações




Enquete

© Copyright 2011 - Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus/ Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus - Bahia


Rua Tiradentes, Edifício São Francisco, nº 30, 1º andar
Telefone: (75) 3632-8800
Fax: (75) 3632-8816
acesaj@acesaj.com.br