Noticias

REUNIÃO DE DIRETORIA DEBATE AÇÕES PARA AMPLIAR DISCUSSÕES DE TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E SUSTENTABILIDADE

Em Santo Antônio de Jesus, a questão da educação no trânsito surge como um novo desafio às políticas ambientais e urbanas. Em um cenário de desenvolvimento constante do município, com crescentes taxas de urbanização, a busca por soluções das problemáticas do trânsito, bem como ações de sustentabilidade, se tornaram questões imprescindíveis.

Dentro desta perspectiva, as Entidades Empresariais convidaram a Secretária Municipal de Educação, Cinthia Barreto e o Secretário de Trânsito, Clovis Esequiel. O objetivo foi discutir ações que priorizem a formação do comportamento do cidadão como usuário das vias públicas, na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Para isso, os presentes discutiram viabilidades de projetos que contemplem o objetivo discutido. Na oportunidade os Secretários Municipais socializaram os projetos que já são desenvolvidos nas escolas municipais, sejam eles, em parceria com universidades, instituições federais e/ou estaduais, bem como pela própria escola.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui o capítulo VI inteiro versando sobre educação para o trânsito, cujo primeiro artigo diz o seguinte: “Art. 74. A educação para o transito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Transito”. Ainda perante a Lei, “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. ”

Por outro lado, essa educação promovida nas escolas deve ter uma divisão de responsabilidades junto à sociedade, sendo por este motivo que as Entidades Empresariais buscam, em parceria com o poder público, atingir tanto a comunidade escolar, quanto a sociedade como um todo, acerca dos temas.

Diante do exposto, ficou acertado que será criada uma comissão, onde farão parte, representantes das Entidades Empresariais e as Secretarias Municipais presentes, para a criação e validação de um projeto de educação para o trânsito, que transforme o estudante e a comunidade em geral em agentes ativos no processo ensino/aprendizagem e que contribuam para a adoção de comportamentos humanos no trânsito e para a mudança de comportamentos acerca da sustentabilidade.

As Entidades Empresariais entendem que a educação para o trânsito deva ser vista não somente como o ensino destinado à condução de veículos automotores, mas como o despertar de uma nova consciência na utilização do espaço de circulação, incluída a viária, quando seja priorizada a tolerância, a solidariedade, cooperação e sustentabilidade. Ou seja, uma educação que tenha por fundamento a valorização do ser humano.

 

 

ASCOM - Espaço Empresarial

Contato

© 2018 Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus . Todos os Direitos Reservados.