ASSOCIAÇÕES E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL SE REÚNEM PARA DISCUTIR FORTALECIMENTO DA FEIRA AGROECOLÓGICA EM SAJ
A Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares, Agroecológicos, Horticultores e Orgânicos de Santo Antônio de Jesus (AHORGSAJ), juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de SAJ realizaram na manhã desta quarta-feira (08/02), no Auditório do Edifício Espaço Empresarial uma reunião que teve como objetivo discutir importantes ações e estratégias para fortalecer e apoiar a Feira Agroecológica que acontece nas manhãs de domingo, na Av. Vereador João Silva, no Espaço do São João.
A feira provê ao agricultor e à agricultura familiar um canal de comercialização próprio, ao mesmo tempo em que oferece aos seus consumidores produtos de qualidade e seguramente livres de agrotóxicos, produzidos dentro dos princípios agroecológicos de respeito ao ambiente, ao trabalhador e à economia solidária.
O processo de criação de feiras agroecológicas na prática, em geral, resulta de trabalhos associativos vinculados a grupos articulados a Organizações Não Governamentais (ONGs), associação de produtores, setor público, privado, entre outros segmentos da sociedade.
Diante disto, a reunião que contou com a presença de representantes de agricultores e associações, além da presença do promotor Julimar Barreto, do Prefeito Municipal, Genival Deolino, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marcelo Barreto, da Gerente das Entidades Empresariais, Gildete Batatinha, da Consultora do Programa Empreender, Arilândia Souza, do SENAC, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, entre outros. Todos imbuídos em discutir estratégias de fortalecimento, monitoramento e desenvolvimento da Feira Agroecológica no município de Santo Antônio de Jesus.
Vale salientar que a realização da Feira possui ainda grande importância sócio cultural, uma vez que as mesmas são muito mais que apenas espaços de transações comerciais, são espaços de interação entre as pessoas e que ainda preservam a diversidade de nossa cultura popular e alimentar.
Assim como destacou o Presidente da AHORGSAJ, José Jorge (Zé de Beata), “DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM A AGRICULTURA/AGRICULTOR. A TRADIÇÃO ESTÁ ACABANDO, NÃO ESTÁ MAIS EXISTINDO “DE PAI PARA FÍ”. Por esse motivo é papel da sociedade em geral apoiar essas feiras, uma vez que significa apoiar a comercialização, o abastecimento alimentar e os benefícios que essas trazem, como a recuperação e conservação dos solos, da água, da vegetação nativa, a valorização da mulher e do homem do campo, a geração de trabalho e renda, a saúde das pessoas que produzem e consomem, entre outros. Por isso a importância de colaborar com iniciativas que criam ações concretas que ajudam esses trabalhadores familiares a levar comida do campo para a cidade.
ASCOM – ENTIDADES EMPRESARIAIS DE SAJ