ENTIDADES EMPRESARIAIS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS RECEBEM OS ORGANIZADORES DO SÃO JOÃO E OS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA PÚBLICA
Na última terça-feira (25), aconteceu no Espaço Empresarial, a reunião geral da diretoria, que contou com as presenças dos organizadores do São João, a Prefeitura Municipal e seu secretariado e os responsáveis pela segurança pública da cidade e região.
Em Santo Antônio de Jesus, que tem como principal atividade econômica o comércio, transformou o São João em um período não só de grandes manifestações populares, mas também de aquecimento da economia local. “O São João é uma festa democrática que além de trazer lazer e diversão para todos é exponencial em geração de emprego” afirmou o presidente do SICOMSAJ Herivaldo Nery.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, a movimentação econômica no último ano, nas cidades de médio porte que realizam as festas juninas ultrapassou 550 milhões de reais, promovendo mais de 40 mil empregos temporários.
O Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, destacou o quanto a realização da festa movimenta a economia local, “estima-se que este ano circule mais de 30 milhões de reais na cidade”, afirma o prefeito com bastante otimismo.
O encontro realizado pelas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus (Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato Patronal e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis), teve como intuito saber como a gestão e órgãos de segurança estão preparando a cidade nos dias dos festejos juninos.
Cultura e Turismo
A Prefeitura programou mais uma temporada junina com uma estrutura de ponta, estima-se um público diário de mais de 100 mil pessoas, vindas de diversos lugares do país, mostrando como Santo Antônio de Jesus se consolidou como um dos principais destinos juninos do Brasil.
Com uma programação diversificada e preparada para atender todos os públicos, a festa que acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho, não se restringe apenas aos grandes shows com atrações de prestígio nacional, como também ações que permitem a descentralização da festa, com o objetivo de manter a tradição cultural do festejo.
“O São João de Santo Antônio de Jesus não é uma festa da gestão política e sim do povo de SAJ”, afirma a secretária Silvia Brito, sobre a importância da festa, para o município e a região.
Trânsito
Na oportunidade também esteve presente, o Secretário de Trânsito e Transporte Urbano, o Sargento Cosme Bittencourt “Estamos trabalhando para trazer maior fluidez e tranquilidade no trânsito”, pontuou o Secretário. Entre outras medidas adotadas pela SMTT estão: o funcionamento das linhas de ônibus durante 24 horas; aumento do número de vans, mototáxis e a quantidade de pontos de táxi ao entorno da festa, visando trazer mais tranquilidade e conforto durante o período junino que atrai um maior fluxo de carros e turistas
Planejamento
Também estava presente a Dra. Luciene Neri, secretária de Administração e planejamento, onde ressaltou o trabalho da SEAPLAN “Vemos o planejamento do São João de uma forma muito responsável dentro da realidade do município, sem perder a essência e a qualidade do São João santo-antoniense” afirma a secretária.
Segurança
Presentes na reunião estavam os responsáveis pela segurança pública de nossa cidade, ela que é um dos fatores preponderantes para trazer tranquilidade para as famílias que anseiam por diversão. O Delegado da 4ª Coorpin Dr. Joaquim José Pereira De Souza, explanou sobre a grande expectativa para a festa e como no último ano, o trabalho realizado trouxe bons resultados e como medidas preventivas para este ano serão as escalas extras e mais efetivos vindos de outras cidades, como também, a criação do posto direcionado às mulheres, visando o combate à violência contra a mulher.
O 14º Batalhão apontou a necessidade da criação de mais um portal para a festa, assim agilizando e facilitando o acesso ao espaço, “não abriremos mão de fazer a revista” pontuou o Major Marcus Vinicius, além do uso das câmeras de reconhecimento facial e detectores de metal, que trouxe os ótimos resultados na última edição. Para garantir ainda mais a segurança, terá reforços com a equipe de Cavalaria e a Águia Branca de motocicleta, além destes, deve contar também com o reforço do Batalhão de Choque.
Outro ponto importante ressaltado pelo Major, foi sobre as festas de paredão que acontecem durante o período da festa no centro da cidade, onde solicitou o apoio da gestão municipal para coibir esse tipo evento, haja vista que em 2016 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 624. A “lei do som automotivo” que proíbe o uso em veículos de equipamento que produza som audível do lado externo, independentemente do volume ou frequência, mas que perturbe o sossego público, desta forma os “Paredões” são ilegais.
Para encerrar a reunião o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Joel Lessa, reafirmou o apoio das Entidades Empresariais na realização de mais uma edição, desse grande evento que historicamente foi resgatado e hoje reflete a sua grandiosidade sendo reconhecido a nível nacional.