Essa é uma modalidade em expansão no Brasil, que é um prato cheio para quem adora passar um tempinho desconectado no interior. É uma viagem muito ligada às nossas raízes agrárias, valorizando a paisagem, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.
Vivenciar uma rotina diferente, nem que seja por alguns dias, talvez seja o principal atrativo que as propriedades rurais proporcionam, incorporando atividades turísticas para ampliar as experiências oferecidas aos visitantes. Segundo o Ministério do Turismo, “além da possibilidade de geração de uma renda adicional para as comunidades locais, o Turismo Rural pode contribuir para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, a atração de investimentos públicos e privados em infraestrutura para os locais onde se desenvolve. ”
E aí, bora pegar o caminho da roça?
Existem uma porção de fazendas em Santo Antônio de Jesus a serem desbravadas, cada qual com suas particularidades e cultura, o que torna essa viagem tão especial.
As atividades turísticas no meio rural são constituídas pela oferta de serviços, equipamentos e produtos turísticos de:
- Hospedagem;
- Alimentação;
- Operação e agenciamento;
- Transporte de visitantes;
- Recepção à visitação em propriedades rurais;
- Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural;
- Eventos;
- Outras atividades praticadas no meio rural e que existam em função do turismo ou se constituam no motivo da visitação.