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Reduza em mais de 60% os custos de envio de carta do SPC

A Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial  e o Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus, no último dia 2 de maio, celebraram um contrato com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) – Agência Santo Antônio de Jesus, que disponibilizou o Serviço Especial de Entrega de Documentos (SEED), cujo objetivo é a coleta e entrega de correspondências, com  comprovante de entrega, oferecido a pessoas jurídicas mediante contrato. O serviço assegura as empresas quanto a comprovação legal do envio de cartas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

            Neste mesmo dia, um encontro com os associados foi realizado apresentando o novo serviço de postagem.  Com isso a CDL objetiva principalmente atender um pedido dos associados que reclamavam do alto custo de envio de cartas registradas com aviso de recebimento, necessárias para o envio de notificação de eventuais registros de inadimplentes no Serviço de Proteção ao Crédito. “Lembramos a todos os associados que este serviço não direciona apenas para as cartas do SPC, se você associado tiver alguma necessidade de enviar cartas para clientes ou fornecedores poderão também utilizar o serviço pela CDL”, salientou Ruben Barbosa, presidente da CDL. 

            Ruben Barbosa lembra que esta é uma exigência regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor e por isso é necessário o envio das cartas antes de negativar qualquer cliente inadimplente. “O alto custo do envio destas cartas fazia com que muitos associados não negativassem seus clientes ocasionando para o associados um malefício, que é a inadimplência. Para nós, o SPC tem um papel muito importante e essencial para as empresas e muitos dos associados não identificam esta função, o SPC tem como objetivo otimizar a recuperação de crédito para as empresas, funciona como um cobrador nacional. Então, a CDL, a ACISAJ e o SINCOMSAJ, no intuito de trazer mais um benefício para o associado firmou esse contrato com os Correios”, disse Barbosa.

            Outro benefício para os associados é a redução em mais de 60% nos custos de envio de cartas do SPC, com toda segurança exigida pelo Código de Defesa do Consumidor. Segundo Carlos Ribeiro Sampaio, dos Correios, é um contrato para prestação de serviço de entrega de correspondências. “O objetivo do contrato é a prestação do serviço de entrega de correspondências, especificamente o SEED e, conforme os resultados alcançados, ampliá-lo para outros serviços que são muito usados também pelos comerciantes locais, como Sedex, Sedex 10, Encomenda Normal, Encomenda Expressa Internacional (SEM), Malote e outros”.

            O contrato com os Correios atraiu outros benefícios para os associados. “As micro e pequenas empresas não poderiam fazer um contrato desse diretamente com os Correios pois, o contrato tem como condição o pagamento de cota mínima de postagem e esses clientes não teriam como alcançá-la, tornando-se inviável economicamente. Como eles poderão fazer suas postagens pelo contrato da Associação, cada um poderá enviar apenas a quantidade que lhe for conveniente e pagar apenas pelo que for utilizado”, explicou Carlos Ribeiro.

            Também haverá redução de custos nos serviços, pois comparando a postagem normal de correspondência registrada com o SEED, a economia alcançada será acima de 50%. “Os associados terão à disposição um contrato de prestação de serviço que, isoladamente, eles não conseguiriam celebrar.

            O SEED é um serviço econômico que os Correios disponibilizam para empresas, e que tem como característica a distribuição, apenas, na localidade de postagem, podendo ainda ser agregado o serviço adicional de recibo de entrega. “O SEED é uma correspondência normal, que poderá ter invólucro ou não, e precisa apenas ter no anverso, a inscrição SEED, caracterizando assim sua condição de distribuição apenas na localidade de postagem. Os objetos devidamente endereçados deverão ser entregues diretamente a Associação que se encarregará de enviá-los aos Correios diariamente”, salientou Carlos Ribeiro. Quem for associado, para usar o serviço, deverá procurar a Associação Comercial e Industrial e obter as informações necessárias.

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