ALERTA CELULAR: ENTIDADES EMPRESARIAIS PARTICIPAM DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA

Na manhã do dia 07/07 (quarta-feira), aconteceu no Espaço Empresarial de Santo Antônio de Jesus um bate-papo entre as Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), através da subgerente Gildete Batatinha e da coordenadora do Comercial, Patrícia Anselmo e os representantes da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Srª Kelly Hosana e Sr. Alberto Maraux.

O objetivo da reunião foi apresentar o sistema desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para facilitar a devolução de aparelhos celulares alvos de crimes ou perda: ALERTA CELULAR.

A ferramenta foi lançada no dia 11 de maio de 2021 e pode ser acessada em computadores, celulares e tabletes de todas as regiões do estado, pela internet. O sistema visa dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados, além de facilitar a devolução dos itens aos proprietários. Para isso, os donos dos aparelhos devem cadastrar os celulares no sistema e, caso seja roubado, eles mesmos acionam o alerta.

Ao realizar o cadastro no portal alertacelular.ssp.ba.gov.br, o cidadão vai vincular os seus dados ao aparelho, através do IMEI, facilitando a identificação e devolução caso o equipamento seja localizado.

Caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Segundo a SSP-BA, após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o boletim. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

COMO SABER O IMEI DO APARELHO?

O IMEI do aparelho é informado na nota fiscal disponibilizada no momento da compra, mas também pode ser acessado ao discar o código *#06# no teclado de chamada do celular.

ATENÇÃO: É importante ter esse número salvo ou anotado.

Dentre os objetivos principais do sistema ALERTA CELULAR destacam-se:

– Facilitar a identificação e devolução de celulares roubados, furtados ou extraviados;

– Diminuir os índices de comercialização e receptação de aparelhos frutos de crimes;

– Desestimular o comércio ilegal de smartphones, hoje um dos principais alvos de criminosos em assalto a ônibus;

– Aumentar o índice de recuperação de telefone celular;

– Responsabilizar pessoas que adquirem equipamentos oriundos de ações ilícitas.

As Entidades Empresariais acreditam que o sistema é de grande valia, visto que a tecnologia atualmente está ao alcance de todos, e utilizá-la em prol a segurança é indispensável. Para o Presidente da CDL, Ruben Barbosa “é de extrema importância a colaboração da população, seja na realização do cadastro no site, como também no compartilhamento da informação, em casa, no trabalho, entre amigos, etc.  Afinal, mesmo a proposta já se mostrando eficaz, no cadastro de milhares de pessoas, o envolvimento da população é indispensável, assim reduziremos o comércio ilegal de celulares, bem como o furto dos mesmos”, finalizou.

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA CADASTRAR SEU CELULAR ABAIXO, EM ANEXO:

file:///C:/Users/mcardoso/Desktop/APRESENTA%C3%87%C3%83O%20ALERTA%20CELULAR%20FINAL.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *