Skip links

Seminário do SESI – Apresentação do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho

SESI-SEBRAE – Saúde e Segurança no Trabalho

 

 

Nesta terça-feira (24/10/06) aconteceu no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Santo Antonio de Jesus a Apresentação do programa Saúde e Segurança no Trabalho pelo SESI para os empresários da cidade no segmento de Confecção, Movelaria e Padaria. A Proposta veio para conscientizar micro e pequenas empresas a administrarem seus negócios adotando práticas de Saúde e Segurança no Trabalho. A proposta é aumentar a competitividade, estimulando a prevenção, evitando imprevistos, reduzindo custos e melhorando a imagem da empresa. O Projeto surgiu com o intuito de mover ações de sensibilização para a importância da Saúde e Segurança no Trabalho e atender à legislação trabalhista, previdenciária e de saúde.

Além disso: Possibilita melhoria efetiva do ambiente de trabalho; Reduz acidentes, doenças ocupacionais e absenteísmo; Proporciona maior satisfação e participação dos trabalhadores; Eleva a produtividade e a competitividade no mercado; e, Diminui custos com questões legais.

Como vai funcionar o Projeto?

Um profissional capacitado orienta as empresas, identificando e corrigindo problemas, ajudando a cumprir a legislação, utilizando recursos como: Seminário explicativo sobre as bases do projeto; Apoio e assistência técnica de um especialista durante um ano para grupo de empresas; Análise e aplicação das melhores práticas de boa gestão; Banco de dados e informações eletrônicas voltadas para o ramo da empresa; Informações sobre como evitar acidentes e aumentar a produtividade com trabalhadores mais saudáveis; Apoio à compreensão da legislação que se aplica aos diversos ramos industriais, evitando problemas com a fiscalização; Publicação com ensinamentos sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho; Analise dos resultados após um ano de aplicação do projeto, avaliando os progressos e a melhor maneira de manter os resultados; Estreitamento da relação com o SESI de todos os estados para utilização de serviços de saúde e segurança.

Prevenção: a diferença entre custo e investimento

Investir em saúde e segurança é uma das melhores formas de evitar prejuízos. Gastos com doenças e acidentes, além de desnecessários, contribuem para que a empresa perca espaço no mercado. Custos desnecessários: Atraso na produção; Perda de produtos e insumos; Pagamento de hora extra ou substituto temporário; Danos ao patrimônio; Licenças médicas; Apuração de causas e correção da situação; Multas; Custos legais.

 

Leave a comment

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.
× Fale conosco