Skip links

TRANSFORMAR JUNTOS: Entidades Empresariais participam de evento sobre compras públicas realizado pelo SEBRAE

Entidades Empresariais participam de evento sobre compras públicas realizado pelo SEBRAE

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Como parte desta celebração, nos dias 26,27 e 28 de julho, aconteceu no Centro Internacional de Convenções (Cicb), em Brasília o “TRANSFORMAR JUNTOS”, uma iniciativa do Sebrae que reuniu governo e instituições do setor público e privado para o debate sobre simplificação e acesso dos micros e pequenos negócios às compras públicas,no formato presencial e também com transmissão online para todo Brasil gratuitamente. Sendo uma junção do “Brasil Mais Simples” e do “Fomenta”, duas agendas voltadas à melhoria do ambiente de negócios no país.

As Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e Sindicato Patronal) foram representados no evento pela gerente, Gildete Batatinha, junto a comitiva que representou a gestão municipal. O encontro contou com a presença de lideranças de governo dos âmbitos federal, estadual e municipal, parceiros estratégicos e gestores do Sebrae para o diálogo e a troca de experiências que simplificam, modernizam e otimizam o ambiente de negócios brasileiro.  

O evento contou com cerca 57 palestrantes, painelistas e mediadores, onde foram abordados cerca de 25 temas. A busca por uma maior participação das MPEs nas compras públicas foi um dos temas de destaque, trazendo à tona e provocando reflexões como: É possível um pequeno negócio vender para órgãos governamentais? Que tipo de produto ou serviço um pequeno negócio pode vender para municípios, estados e governo federal? De que forma um pequeno negócio pode conhecer essas oportunidades? Como avaliar o risco de participar de uma licitação?

Para Gildete Batatinha, gerente das Entidades Empresariais “as Entidades têm um papel fundamental de incentivar as empresas a estarem capacitadas para participar das compras públicas (federal, estadual e municipal), com isto, fomentar o mercado e fortalecer as empresas. Dessa maneira, é imprescindível a realização, junto com a Sala dos Empreendedor (Gestão Pública), eventos de capacitação das empresas.” Gildete enfatizou ainda que, o desenvolvimento local surge quando todos estão inseridos, simplificando, desburocratizando com acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo para o desenvolvimento das Micros e pequena empresas.


A novidade foi que o “Transformar Juntos” unificou dois eventos/marcas – Brasil Mais Simples e Fomenta – para ganhar mais força e mobilização. Além de palestras e debates sobre inovação, gestão pública, regras tributárias, atuação em rede e outros temas, o encontro contou com estandes de fornecedores e foi palco para o lançamento de um movimento para a construção de um Brasil Mais Simples, com menos burocracia.

Leave a comment

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.
× Fale conosco