
Novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus: regularização avança após quase duas décadas de luta
O processo de regularização do terreno do novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus, pauta histórica das Entidades Empresariais, deu um passo importante nesta semana. Ontem, uma comitiva da Prefeitura Municipal, liderada pelo prefeito Genival Deolino e pelo secretário de Governo Marcelo Barreto, participou de um encontro estratégico voltado à regularização dos polos industriais nas cidades baianas.
a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica ocorreu durante reunião presidida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico Angelo Almeida, que também contou com a presença de prefeitos e representantes de vários municípios que enfrentam desafios semelhantes, como Santo Antônio de Jesus, Jequié, Alagoinhas, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista
Representando Santo Antônio de Jesus, também estiveram presentes o presidente da Associação do Distrito Industrial Caio Barreto de Andrade, a diretora das Entidades Empresariais e sócia da Indústria de Biscoitos São Benedito Maria da Conceição Barboza, a representante das Entidades Empresariais e gerente Gildete Batatinha, o ouvidor municipal Alberto Sacramento, a diretora de georreferenciamento Fernanda Gramacho e a oficial de registro de imóveis Flávia Guioti Prates.
A pauta central foi a definição dos próximos passos para a regularização definitiva do terreno, permitindo que o município receba a área e, posteriormente, a repasse às empresas industriais interessadas. Essa medida garantirá segurança jurídica para investimentos e viabilizar a instalação de novas indústrias, impulsionando a economia local.
“O encontro destinado à regularização dos polos industriais nas cidades baianas mostrou-se de grande relevância estratégica. Reconhecemos o potencial transformador desta iniciativa para o fortalecimento do setor industrial local, posicionando nossa cidade como um polo industrial de destaque no cenário estadual. Agora aguardamos a implementação efetiva das propostas apresentadas dentro do cronograma estabelecido”, destacou o presidente da ADISAJ, Caio Barreto de Andrade.
“Tivemos uma reunião muito produtiva, com a presença de diversas autoridades. Em razão do empenho de todos os envolvidos, retornamos da reunião com grande expectativa de que logo será implementada a tão sonhada regularização fundiária dos Polos Industriais, em especial o Novo Polo Industrial de Santo Antônio de Jesus/BA. Destravando o desenvolvimento local”, afirmou a diretora das Entidades Empresariais e sócia da Indústria de Biscoitos São Benedito, Maria da Conceição Barboza.
Uma luta de quase 20 anos

Essa é uma pauta histórica para Santo Antônio de Jesus. Há quase duas décadas, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jeusus – ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ – vêm atuando de forma ininterrupta, por meio de ofícios, reuniões e articulações políticas, para viabilizar a conclusão do II Distrito Industrial. Ao longo desse período, foram diversos encontros com lideranças municipais, estaduais e federais, solicitações formais de infraestrutura e apresentações técnicas do projeto a órgãos estratégicos.
O II Distrito Industrial é considerado essencial para o crescimento econômico do município. Com investimento superior a R$ 10 milhões, o projeto tem potencial para abrigar 40 novas empresas, parte delas já aptas a iniciar atividades, com previsão de gerar milhares de empregos diretos.
Impacto esperado
A regularização do novo Distrito Industrial permitirá que empresas já interessadas se instalem com segurança jurídica e confiança para investir. A medida deve atrair novos empreendimentos, fortalecer a competitividade local, diversificar a economia e gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus e região.